Síndrome Cruzada Superior


       Para finalizar o ano decidi escrever sobre um padrão postural errado que está sendo observado em grande parte da população em diferentes atividades no dia a dia. Esse padrão postural foi tema de um congresso que participei e está sendo foco de maior atenção entre os diversos profissionais da área da saúde.
        A postura em questão está representada nas imagens abaixo: 
       Acredito que muitos, que olharam para essas imagens, identificaram-se em alguns momentos do seu dia, ou então, na maioria.
        É importante falar sobre esse tema para que as pessoas comecem a cuidar da sua postura, pois esse mau-hábito postural trás grandes danos a coluna vertebral e à saúde geral do indivíduo.
          Em curto prazo sintomas como dores de cabeça, dores no pescoço, sensação de “carregar o mundo nos ombros”, irradiações e “enformigamentos” nos braços, disfunções de ombro, dificuldade de atenção e desconfortos para dormir são extremamente comuns.
          Caso essa postura seja mantida por meses/anos, em longo prazo pode desencadear em alterações das curvaturas da coluna vertebral, envelhecimento precoce das articulações com formação de osteófitos (bico de papagaio) e degenerações discais, podendo levar a hérnia de disco. Bursite, tendinites e limitações de movimentos dos ombros também são muito comuns.
Veja na imagem abaixo o que acontece com o seu corpo:

A minha dica como quiropraxista é ATENÇÃO! Comece a olhar para você mesmo ao longo do dia e corrija a sua postura. O estado da sua coluna é resultado das suas atitudes e uma coluna saudável requer uma postura correta.


A Quiropraxia pode auxiliar nestes casos, corrigindo os desalinhamentos vertebrais, tratando da musculatura envolvida e dando as dicas necessárias para que haja a mudança desse padrão.