Entendendo a Osteoporose!

OSTEOPOROSE!

A osteoporose é uma doença caracterizada por aumento da porosidade dos ossos devido à redução da massa óssea. Atinge principalmente mulheres pós-menopausa e idosos de ambos os sexos. 

Para entender a osteoporose é importante saber que os ossos são compostos por células e por uma matriz extracelular, chamada de matriz óssea.  Esta matriz é composta por colágeno e íons de fosfato, cálcio e outros, que juntos são responsáveis pela dureza e resistência do tecido ósseo. Já a parte celular é composta por 3 tipos de células: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.

Assim como as demais células do nosso corpo, as células ósseas são renovadas de tempo em tempo, sendo que a cada 10 anos o nosso esqueleto se renova por completo. Este processo ocorre pela ação de dois tipos diferentes de células: os osteoblastos que são responsáveis pela produção de células ósseas novas e os osteoclastos que responsáveis pela reabsorção das áreas envelhecidas.


Então, o que acontece na osteoporose? Na osteoporose há um desbalanço entre os osteoclastos e os osteoblastos, sendo que há mais células morrendo do que sendo produzidas. Neste processo o osso fica mais poroso (aumento dos espaços sem células ósseas) e perde a resistência. O grande problema desse enfraquecimento ósseo são as fraturas associadas, que podem ocorrer devido às quedas ou até mesmo por leves impactos como um espirro ou ataque de tosse.  


FATORES ASSOCIADOS:

* Mulheres pós-menopausa: ocorre devido a diminuição dos níveis do hormônio estrógeno, que é um dos responsáveis pela manutenção da massa óssea;
* Envelhecimento: com o passar dos anos há um desbalanço entre a produção e morte das células ósseas;
* Histórico familiar;
* Imobilização prolongada;
* Doenças renais, hepáticas, endócrinas e hematológicas;
* Uso de corticoides por tempo prolongado;
* Estilo de vida: dieta pobre em cálcio, insuficiência de vitamina D, sedentarismo, fumo e álcool. 

PREVENÇÃO:

* Alimentação saudável e rica em cálcio (procure um nutricionista).
* Controlar os níveis de vitamina D.
* Exames periódicos.
* Prática de exercícios físicos.
* Evitar fumo e álcool.
* Evitar quedas: importante não ter em casa tapetes escorregadios, escadas e objetos no chão e evitar o uso de sapatos que não permitam o equilíbrio da pessoa com osteopenia/osteoporose. As fraturas são as piores consequências da osteoporose, pois podem levar à inatividade dos indivíduos e à complicações sérias. 

QUIROPRAXIA E IDOSOS: 
A dúvida dos pacientes com osteoporose que procuram a Quiropraxia por dores ou queixas posturais é se realmente vão poder fazer o tratamento. E a resposta é SIM! A Quiropraxia atende desde bebês até idosos, utilizando, é claro, de técnicas específicas para cada caso. Na osteoporose o quiropraxista vai optar por técnicas leves que, em momento algum, colocarão o paciente em risco.