História


QUIROPRAXIA
Do grego : keirós (mão) e práxis (realizar)
           A Quiropraxia foi criada pelo canadense Daniel David Palmer nos EUA em 1895. D.D. Palmer era autodidata (como muitos naquela época), ele desenvolveu a Quiropraxia baseado em diversas fontes e também incorporou aspectos desenvolvidos por ele próprio. D.D.Palmer percebeu que a correção do mau posicionamento das vértebras poderia ser a solução de diversas patologias.

Dois anos após a criação da Quiropraxia, D.D.Palmer fundou a primeira instituição de ensino de Quiropraxia em Devenport – Yowa nos EUA. Nos 50 anos seguintes a Quiropraxia se difundiu rapidamente nos EUA. O princiapl responsável pela divulgação foi B.J.Palmer, filho de D.D.Palmer,  que além de grande divulgador também escreveu diversos livros básicos da Quiropraxia.

Em 2005 a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou as Diretrizes da OMS sobre a Formação Básica e Inocuidade em Quiropraxia, recomendando critérios educativos para o reconhecimento e a regulamentação dos serviços de Quiropraxia em todos os países membros. Segundo a OMS a formação em Quiropraxia necessita de cursos de graduação de no mínimo 4200 horas.
No Brasil a Quiropraxia teve início no ano de 1998 com um programa realizado pela Universidade Feevale em parceria com a Palmer College (EUA) para formar docentes para o curso de graduação oferecido posteriormente pela Feevale. No ano de 2000 a Universidade Feevale e a Universidade Anhembi Morumbi abriram as primeiras turmas do curso de Bacharel em Quiropraxia. Hoje ambos os curso já são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Atualmente a Quiropraxia já está sendo praticada em mais de 85 países sendo reconhecida por lei em aproximadamente 40. Entre eles EUA, Canadá, Austrália, Bélgica, França, Portugal. Nos EUA está entre as 3 profissões da saúde mais procuradas pela população. Em outros países, a Quiropraxia está em processo de regulamentação da profissão. No Brasil há um projeto de lei (PL 1436_2011) para legalizar a profissão, sendo a formação em Quiropraxia oriunda de Cursos Universitários de Nível Superior – Bacharelado.   

Para a segurança do tratamento, sempre procure por um QUIROPRAXISTA GRADUADO.
Você pode encontrá-los pelo site da Associação Brasileira de Quiropraxia: www.quiropraxia.org.br.