COLUNA MENSAL - ESCOLIOSE

A escoliose acomete grande parte da população e é um dos principais motivos de preocupação das pessoas quando pensam em coluna vertebral. Na coluna deste mês irei explicar o que é escoliose e dar algumas dicas para evitar este desvio postural

O termo escoliose tem origem do grego e significa sinuoso.  Ao analisamos uma pessoa de costas o normal é observarmos a coluna vertebral reta. Uma pessoa com escoliose irá apresentar desvios laterais (curvas) na coluna vertebral. A escoliose pode apresentar uma curva em "C" ou uma dupla curva em "S". A prevalência de escoliose é em mulheres em uma proporção de 9 para 1 e durante a idade dos 12 aos 16 anos.

A escoliose é dividida em dois tipos:

Escoliose estrutural: apresenta anormalidades nas vértebras e costelas e é inflexível. Quando a pessoa faz flexão lateral do tronco a curvatura permanece inalterada.
Escoliose não-estrutural (funcional): é a escoliose que não possui nenhuma anormalidade das estruturas e conserva a flexibilidade. Ou seja, quando a pessoa faz flexão lateral do tronco a curvatura tende a corrigir.

EXAME RADIOLÓGICO: é o exame mais apropriado para escoliose, pois possibilita identificar e excluir as causas da escoliose, avaliar o grau e a localização das curvaturas, avaliar a maturidade do sistema esquelético e monitorar a evolução do quadro. Crianças com escoliose devem fazer o acompanhamento radiográfico de três em três meses.

TRATAMENTO: Depende do grau da curvatura, da evolução das curvas, da flexibilidade e da maturidade esquelética. Em casos de curvaturas pequenas é indicado o tratamento conservador, que inclui Fisioterapia, Pilates, hidroterapia, natação e Quiropraxia. Em casos de curvaturas mais acentuadas, em que há o comprometimento dos órgãos na caixa torácica é indicada a fixação cirúrgica.

Procure observar o seu filho quanto à presença de escoliose. Quanto antes for diagnosticada maiores são as chances de impedir o crescimento das curvaturas uma vez que o esqueleto ainda está em fase de crescimento.

Seguem abaixo algumas dicas para acompanhar o crescimento das crianças:

Peça para a criança inclinar-se para frente (dobrar o tronco) e observe:
·       Ver se as costas estão de nível ou se um dos lados está mais elevado do que o outro;
·       Um ombro ou área do ombro (ou área torácica) está  mais elevado do que o outro;
·       A pelve (bacia ou zona lombar)  fica mais elevada de um lado do que do outro.
Outros sinais que podem mostrar que algo não está bem são:
·       Um ombro mais alto do que o outro quando em pé.
·     As posturas, em pé ou sentado, são sempre erradas e para o mesmo lado.